10 de mar. de 2010

valores

Ontem eu passei por uma situação que me fez lembrar uma resportagem que eu assisti dia desses no JN. Falava de um "manifesto", o Manifesto pelo Brasil de valor, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na verdade é uma campanha, onde,através de uma pesquisa/voto, o brasileiro diz qual o valor mais importante para mudar e melhorar a vida. Pra saber mais é só clicar aqui. Bom, porque eu me lembrei dessa campanha (na verdade, foi feita uma pesquisa que escutou mais de meio milhão de brasileiros para definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2009/2010. Daí, perceberam que os brasileiros falaram, em grande maioria, de valores humanos (como respeito, responsabilidade, tolerância, convivência pacífica, entre outros)).
Bom, porque essa matéria me veio à tona ontem: lá estava eu, numa fila gigantesca de supermercado, quando um cara na maior cara de pau perguntou pra pessoa que estava atrás de mim se podia -apenas- ver o saldo do cartão. O cara passou na minha frente, e não só pesquisou o saldo como colocou crédito no celular. Tipo, eu ainda falei: "moço, o senhor passou na minha frente". Ele fez uma cara de absurdo e o caixa ignorou a minha queixa. Me senti tão lesada. Não quis brigar, nem contra-argumentar, porque eu eu achei aquilo tão absurdo!!!
O resultado foi que fiquei estressada, decepcionada e me lembrando dessa campanha que eu não sei que real valor ela tem e pra aonde ela vai...será que vai mudar algo? Porque, poxa, são atitudes que têm que vir da pessoa mesmo, tem como educar? Vou torcer que sim.
Pra menos estresse, mais respeito e educação.

6 comentários:

Ivana de Souza disse...

Frustrante demais quando acontece. E, pra mim, o sentimento é igual quando um motorista faz fila dupla na contra-mão e enfia o carro na sua frente. É falta de educação, no mínimo.

Ivana de Souza disse...

Frustrante demais quando acontece. E, pra mim, o sentimento é igual quando um motorista faz fila dupla na contra-mão e enfia o carro na sua frente. É falta de educação, no mínimo.

Tita disse...

:( Pois é, Iva..uma chateação! E vira uma bola de neve danada...

Moncha disse...

Tita, eu concordo plenamente com vc!

Fico revoltada com este tipo de coisa.. com o pessoal que faz barbaridades no trânsito, com quem não espera a gente sair do elevador antes de entrar e "entupir" a passagem. Muitas vezes me estressei tanto que peguei mesmo ar e briguei. Sinceramente!

Bjs minha irmã :)

Monica

Tita disse...

É, Mon...se formos listar, vão ser mais de 7896876784678463788...páginas de absurdos! :(
As vezes tenho vontade de dar uma lição!!

beijoo

Unknown disse...

Concordo. Concordo. Concordo.
Eu queria pessoas mais elegantes, mais respeitosas, mais tolerantes, mais sensíveis e que fizessem as filas e o trânsito mais bacanas.
Tô querendo muito?
Volto pro meu lençol cor de rosa?