24 de jan de 2011

boa noite


Quem sofre de insônia ou simplesmente tem uma noite de falta de sono, sabe o quanto é incômodo. O dia seguinte é de cansaço garantido. Aqui vão algumas sugestões para obter uma noite de sono bacana. Será que funciona?

- O banho antes de dormir pode ser um importante aliado do sono para a maioria das pessoas, aquecendo no inverno e refrescando nas noites quentes. Mas é importante que você se observe: há pessoas que despertam com o banho!
- Receber uma massagem é sempre muito relaxante, mas na impossibilidade de isso ocorrer, dedique alguns minutos antes de dormir massageando os seus próprios pés.
- Deitado de barriga para cima coloque suavemente suas mãos abaixo do umbigo. Respire lenta e profundamente procurando "empurrar" suas mãos com a barriga. O ideal é que o seu peito mova-se minimamente. Insufle o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Ao expirar, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita este ciclo sete vezes. Você se surpreenderá com o nível de relaxamento que este exercício respiratório tão simples promove!
- Coloque no quarto onde vai dormir um aromatizador, de preferência elétrico, com três gotas de óleo essencial de lavanda. Se você não tiver o aromatizador pode pingar uma gota do mesmo óleo debaixo de seu travesseiro.
- Meditar antes de dormir pode ajudar muito.
- Desligue a TV! Dormir embalado pelos programas televisivos pode não ser a melhor opção. Se você tiver este hábito, substitua-o por música suave ou mantras usados para meditação.
- Dirigir sua imaginação para ambientes e situações relaxantes e acolhedoras também pode ser um aliado excelente na hora de dormir. Visualizar paisagens, pensar em si mesmo tomando um banho de mar ou caminhando numa estrada agradável pode ajudar a afastar outras imagens e pensamento recorrentes.

Se após estas tentativas você ainda tiver dificuldade para dormir, procure um profissional que possa orientar alguma terapia não invasiva, como a terapia floral, a hidroterapia, a massoterapia, a auriculoterapia, a arte integrativa, a automassagem, a reflexologia entre outras. A natureza oferece muitos elementos que podem melhorar seu sono e, em conseqüência, sua qualidade de vida.

Quem dá as dicas é Katia Leite, formada em Naturologia e colunista da Personare.

foto: getty

Nenhum comentário: