10 de mar de 2011

pós-carnaval


Ei, você, folião: subiu e desceu ladeiras? Bebeu todas? Suou até dizer (ou quase dizer) basta? Então, vão aí algumas dicas gerais, que eu achei legal para começar uma desintoxicação pós-carnaval...

- Ao longo do dia, beba bastante água, podendo ser água de coco, que ajuda a hidratar o organismo. Hidratação a mais para quem abusou de bebidas alcoólicas. Na desidratação, seu corpo envia mais sangue para a pele, para o esfriamento pela evaporação, deixando menos sangue rico em oxigênio para seus músculos das pernas;

- Ao acordar, prefira alimentos ricos em fibras, como pão integral com ricota e um copo de leite com cerejas e amendoim, que, assim como todas as castanhas e amêndoas, é rico em proteína e gorduras saudáveis. O café deve ser substituído por chá verde preparado em casa, por conter menos cafeína, acelerar o metabolismo e estimular o cérebro a funcionar mais rápido. E ainda melhora o seu humor;

- Nos intervalos das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), fuja dos biscoitinhos, principalmente os recheados. Prefira as frutas, como uvas-passa, que é rica em potássio necessário para disponibilizar energia para o corpo;

- Tenha um almoço reforçado. Dê preferência a peixe rico em Omega-3, como o salmão, e acompanhamentos integrais (arroz ou macarrão) + saladas sem maionese, com nozes (rico em magnésio que evita a fadiga pós-folia);

- No fim da tarde, a dupla iogurte + granola é uma boa dica para aumentar seu rendimento. O iogurte é fonte de proteína e bactérias vivas que auxiliam o seu sistema imunológico.
Dicas do Jornal O Povo

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foto: viver literariamente

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